• NOTÍCIA

  • 06/mar/2017

Cães também precisam escovar os dentes e cuidar da saúde bucal

De acordo com dados da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), a doença periodontal atinge mais de 85% dos animais de diferenças raças.

Os cães possuem um hálito específico da espécie, mas se você sentir um odor desagradável é sinal de que a saúde bucal do seu melhor amigo está precisando ser avaliada. A falta de escovação pode fazer com que seu bichinho desenvolva, além do mau hálito, dor e incômodo.

Dessa forma, é recomendável escovar diariamente seus dentes e levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez por ano para profilaxia oral. Para fazer a higiene bucal corretamente, é preciso uma escova própria para cães ou então uma infantil com cerdas macias para não machucá-lo.

"Quando o cachorro está com algum problema na boca, é comum apresentar gengiva avermelhada, inchada e dolorida (gengivite), cálculo (tártaro), perda de dentes e dificuldade para comer. Muitas vezes, essas alterações são consideradas “normais” ou toleráveis para a espécie ou para a idade, o que é um grande erro", explica o Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

PetGuide | Notícias
Synulox®, da Zoetis, combate as principais bactérias causadoras de infecções orais em cães e gatos

A placa bacteriana pode aparecer em poucas horas após a alimentação e, quando endurece, transforma-se em cálculo, conhecido popularmente como tártaro, o qual já não pode ser eliminado apenas com a escovação. É muito importante combatê-lo, porque as bactérias presentes no tártaro podem passar para a corrente sanguínea, causando doenças mais graves, como infecções no coração, rins, fígados e sistema nervoso.

Por ser um mal que progride aos poucos, o animal acaba se acostumando com a dor, e o tutor não percebe que há algo de errado. "Por isso, é sempre recomendável fazer visitas regulares ao veterinário. Quando o cão passa pelo tratamento de limpeza bucal, sua qualidade de vida melhora", conta Alexandre.

Para esse procedimento, pode ser necessário o uso de antibióticos antes e/ou depois da profilaxia. A Zoetis disponibiliza no mercado Synulox®, resultado da associação de amoxicilina com clavulanato de potássio, e que combate as principais bactérias causadoras de infecções orais em cães e gatos.

"Com esse medicamento, o tutor tem a certeza de que seu melhor amigo vai ficar livre de possíveis infecções originadas na boca do animal. Synulox® alivia a dor, elimina o mau hálito e sua apresentação é em forma de comprimidos para administração oral, o que facilita a administração", afirma a Gerente de Produtos de Animais de Companhia da Zoetis, Marcela Tocchet.

Consulte um médio veterinário periodicamente para saber como está a saúde bucal de seu cão.

Sobre a Zoetis

A Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários.


Facebook

Twitter