• NOTÍCIA

  • 06/fev/2017

Saiba como evitar a giardíase: cães e humanos podem ser infectados

Sintomas incluem diarreia, fezes pastosas e fétidas, vômitos, dor abdominal, desidratação e perda de peso.

Levar o seu cãozinho a locais com grande presença de animais, ou mesmo a convivência de mais de um cão no mesmo local, expõem o seu companheiro a diversas infecções. Uma das mais comuns é a giardíase, causada pelo protozoário Giardia lamblia.

A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (ovos) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.

PetGuide | Notícias
© Divulgação

"A giardíase é uma doença bastante comum. Os principais sintomas são diarreia, fezes pastosas e fétidas, vômitos, dor abdominal, desidratação e perda de peso. Em casos mais graves, podem levar o cão à morte", afirma Fabiana Avelar, Gerente de Produto - Animais de Companhia da Zoetis.

Por conta destes sintomas, a infecção pode ser facilmente confundida com outras enfermidades intestinais e tratada de maneira incorreta. Por isso, é fundamental identificá-la rapidamente e, acima de tudo, preveni-la.

Para proteger o animal da giardíase, a vacina é a melhor opção. Isso porque, apesar de haver tratamentos disponíveis, as reinfecções são frequentes na maioria dos casos, pois os protozoários eliminados nas fezes podem contaminar novamente o ambiente e causar nova infecção.

PetGuide | Notícias
A vacina Giardiavax, da Zoetis, protege os cães contra a giardíase | © Divulgação

A Zoetis disponibiliza a vacina Giardiavax, única no mercado brasileiro para evitar a giardíase em cães. Administrada em duas doses na primeira vacinação e em dose única anual para animais já vacinados, GiardiaVax é indicada para cães saudáveis a partir de oito semanas de idade, com intervalo de duas a quatro semanas entre as doses. A proteção é conferida 15 dias após a aplicação da segunda dose.

Além disso, fique atento à higienização dos locais em que o cão habita ou frequenta. "É muito importante que os ambientes onde o animal vive e se alimenta estejam sempre limpos. Outra recomendação é vacinar seu companheiro anualmente para que ele fique sempre protegido", diz Fabiana.

Contaminação em humanos

Estudos científicos revelam que uma em cada cinco crianças brasileiras em fase pré-escolar (de 2 a 6 anos) apresentam infecção por giardíase. Em creches, a frequência da doença chega a atingir mais da metade das crianças, devido ao uso de água não fervida e não filtrada. Aliás, a giardíase é a principal infecção intestinal detectada nestes estabelecimentos.

A lavagem das mãos apenas com água também é um fator de risco para a infecção. Vale lembrar que os cistos de Giardia e de outros parasitas podem ser encontrados em águas de esgoto, tanto tratado como não tratado.

A Zoetis disponibiliza um vídeo animado com orientações para prevenir a giardíase em cães e humanos:

Sobre a Giardíase

Causas - A Giardíase é uma doença muito comum, causada pelo protozoário Giardia lamblia que pode ser contraída por cães, diversas espécies de animais e o homem. A infecção ocorre quando há a ingestão de cistos que podem estar na água ou alimentos contaminados. Ambientes com grande concentração de animais - como parques e praças - são os locais mais propícios para contrair a infecção.

Sintomas - Vômitos, fezes pastosas e fétidas, dores abdominais e desidratação. Pode ocorrer também, em casos mais crônicos, perda gradativa de peso.

Prevenção - A vacinação é uma ferramenta eficaz na prevenção da giardíase canina. A vacina GiardiaVax, produzida pela Zoetis, é única no mercado brasileiro indicada para prevenção da doença. O produto é indicado para cães saudáveis a partir de oito semanas de idade e deve ser administrado em duas doses na primeira vacinação. Reforços anuais são recomendados. Cuidados básicos com a higiene dos locais de convívio do cão são muito importantes.

Sobre a Zoetis

A Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários.


Facebook

Twitter