• NOTÍCIA

  • 06/out/2016

Bayer promove doação de sangue canino no Dia do Bem-Estar Animal

O projeto acontece nos dias 7 e 8 de outubro no parque Villa-Lobos (SP) e conta com o patrocínio da Bayer.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Animais, 4 de outubro, a Bayer, por meio de sua unidade de Saúde Animal, em parceria com as ONGs AMPARA e Arca Brasil, promove uma ação para conscientizar o público sobre a importância do bem-estar animal. Criado pela empresa, o Dia do Bem-Estar Animal reforça que todos os animais, sejam de companhia ou de fazenda, merecem e devem receber cuidados básicos que respeitem, atendam e satisfaçam as suas necessidades. Por isso, se você gosta de animais e quer fazer uma boa ação, nos dias 07 e 08 de outubro, leve seu cachorro das 10h às 16h no espaço canino do parque Villa-Lobos, em São Paulo, e ajude centenas de outros mascotes. O atendimento é gratuito e as vagas limitadas.

Durante os dois dias, o Banco de Sangue Veterinário SANIM VET, em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, realizará um diagnóstico gratuito de doenças em seu pet. O SANIM VET conta com a primeira unidade móvel de coleta de sangue na América Latina e trará esse veículo para o Villa-Lobos. A iniciativa pretende alertar sobre uma das doenças que mais matam cachorros no mundo, a Leishmaniose.

PetGuide | Notícias
Doadores caninos na unidade móvel da SANIM VET

Para participar é necessário que o cão se enquadre nos pré-requisitos abaixo.

Possuir mais de 25kg,
Ter entre 1 e 7 anos,
Estar clinicamente saudável,
Manter temperamento dócil,
Estar vacinado e vermifugado (comprovado via carteira de vacinação),
Estar sem pulgas e carrapatos,
Não ter passado por procedimento cirúrgico recente (nos últimos dois meses),
Caso seja fêmea, não estar no período de gestação.

O Banco de Sangue Veterinário tem a função de oferecer hemocomponentes (sangue total, concentrado de hemácias e plaquetas) para a realização de transfusão sanguínea de cães com a tecnologia de processamento das bolsas e separação dos hemocomponentes.

Todo o sangue colhido durante a ação será encaminhado para o SANIM VET para posterior doação, sem custo, aos animais que estiverem realizando acompanhamento especializado e necessitarem de transfusão sanguínea. Para solicitar a doação, basta o médico veterinário enviar uma mensagem para contato@sanimvet.com.br, sendo a distribuição gratuita limitada à captação realizada no dia do evento.

Uma das vantagens do cão ser doador é a realização dos exames laboratoriais como hemograma completo, perfil bioquímico e sorologia para as principais doenças transmitidas por vetores, além de salvar a vida de outros cachorros. De acordo com o professor Márcio Moreira, da Universidade Anhembi Morumbi, uma bolsa de sangue salva no mínimo três vidas, mas esse é um fator variável, por depender do tamanho do cão receptor.

"No dia da ação, antes de doar sangue, o cão passará por exame físico e clínico gratuito, além de fazer um check up de oito diferentes tipos de exames de sangue: Hemograma (para anemia, infecções bacterianas ou virais, inflamações dentre outras patologias), ALT (para diagnosticar lesão hepática), Fosfatase Alcalina (para diagnosticar distúrbios hepáticos e ósseos), Sorologia para Babesia canis (hemoparasita), Ehrlichia canis (hemoparasita), Brucella canis (hemoparasita), Leishmania spp (hemoparasita) e Hemocultura (pesquisa de bactérias no sangue). Ou seja, além de realizar uma ação solidária para salvar outros animais, o cão receberá um atendimento veterinário personalizado, com indicadores importantes para qualificar a sua saúde", destaca Moreira.

O bem-estar animal é uma preocupação constante da Bayer. >"Nosso foco está além do incômodo das picadas, mas também na prevenção de doenças, pois os pets merecem ter uma vida protegida e feliz. Muitas vezes os donos de animais de estimação não sabem sobre a importância da prevenção de vetores como pulgas, carrapatos e mosquitos e que estes trazem riscos não apenas ao pet, mas também para toda a família", ressalta Ana Leticia Gulin, gerente de produtos da Saúde Animal da Bayer.

PetGuide | Notícias
Unidade móvel da SANIM VET

Doença e prevenção da leishmaniose canina

A leishmaniose canina é transmitida por meio da picada de um inseto flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito palha ou birigui. A doença é responsável pela morte de muitos animais por todo Brasil, além de se tratar de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos humanos. Por isso, para prevenir a doença, a Bayer desenvolveu Seresto®, uma inovação para cães e gatos que atua no controle de pulgas e carrapatos, além de reduzir o risco de doenças transmitidas por vetores, inclusive a leishmaniose. Estudos com o produto da Bayer indicam eficácia comprovada superior a 93% para a prevenção de leishmaniose e, nesse quesito, é importante ressaltar que o Brasil é pioneiro em lançar Seresto® com essa indicação.

Esta não é a primeira vez que a empresa apoia causas animais. A Saúde Animal da Bayer já participou de um mutirão de vermifugação, beneficiando mais de três mil animais, além de realizar ações para incentivar os cuidados. O Dia do Bem Estar Animal é uma realização da Bayer que, em 2016, completa 120 anos de presença no Brasil. "A Bayer, uma empresa de Ciências da Vida, também possui como missão assegurar que todos os animais tenham uma vida digna e saudável. Em 2014 lançamos o programa Tratar Bem para defender as boas práticas de bem-estar, assumindo o papel de disseminar as práticas que respeitam, atendem e satisfazem as necessidades dos animais", afirma Sergio Schuler, diretor da Saúde Animal.

Todas as pessoas que circularem pelo espaço canino também poderão acompanhar ações paralelas em comemoração à data, como apresentações de agility e de obediência com os cães da Turma da Bayer.

Confira detalhes do evento

Dias: 7 e 8 de outubro
Local: Espaço Canino no Parque Villa-Lobos
Endereço: Av Queiroz Filho, s/n - Alto de Pinheiros - Portão 1 (entrada do DETRAN)
Horário: das 10h às 16h
Kit Bayer:Todos os cães que realizarem a doação de sangue ganharão um kit composto por produtos da Bayer e petiscos caninos
Observação:Atendimento gratuito e vagas limitadas


Facebook

Twitter