• NOTÍCIA

  • 24/jun/2016

Especialista da Merial dá dicas de cuidados para prevenir doenças nos pets nesse inverno

Qualquer alteração, levar imediatamente ao médico veterinário que irá avaliar, diagnosticar e prescrever o tratamento adequado.

O frio já chegou em várias regiões do Brasil e a tendência é que as temperaturas caiam ainda mais com o início do inverno. Nessa época, os humanos não são os únicos que sofrem com gripes e resfriados. É preciso lembrar-se dos cães e gatos e tomar alguns cuidados para protegê-los de algumas doenças que se agravam com o tempo frio.

Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Merial Saúde Animal, é quem dá algumas dicas para manter a saúde dos pets nesse inverno. De acordo com o especialista, os donos devem ficar atentos aos sintomas que os animais apresentam. "As doenças respiratórias são mais frequentes nessa época do ano. Os sintomas da gripe canina ou felina são bem semelhantes aos da gripe humana, podendo ser observado espirros, tosse, secreções nasais dentre outros", afirma.

Os proprietários podem seguir algumas dicas simples para manter os pets protegidos contra o frio e as doenças dessa estação. "Algumas pessoas esquecem de manter seus animais aquecidos nessa época, vale lembrar que eles sentem frio apesar dos pelos, principalmente os cães e gatos com pelagem mais curta. Além disso, o clima seco, ambientes fechados e o contato direto com animais doentes podem levar a transmissão de vírus e bactérias", afirma o especialista.

No inverno, os cães também podem ser acometidos pelo vírus da cinomose, uma doença infecciosa que além de alterações respiratórias, podem provocar alterações neurológicas graves, muitas vezes podendo levar o animal a morte.

"É preciso observar o animal, e caso seja identificada qualquer alteração, recomendo que o mesmo seja levado imediatamente ao médico veterinário, o qual irá avaliar, diagnosticar e prescrever o tratamento adequado. Outro ponto importante é manter a vacinação em dia, sendo esta a melhor maneira de protegê-los contra graves doenças", finaliza Jaime Dias.

PetGuide | Notícias
© Merial - Divulgação

Confira mais dicas para cuidar dos animais no frio:

Banhos: Evite banhos em dias de baixas temperaturas, isso pode causar uma sensação de frio maior ao seu animal. Caso seja necessário, use água morna e capriche no momento de secar.

Pelos: Os pelos auxiliam na retenção do calor, portanto evitem as tosas completas nesta época do ano.

Roupas: Aposte em cobertores, mantas e roupinhas confortáveis para seu pet, principalmente se eles ficam do lado de fora da casa. Em alguns casos os pets não gostam de ficar o tempo todo com a roupinha, então utilize apenas ao perceber temperaturas muito baixas e sinais de que o animal está sentindo frio.

Abrigo: Se o pet não fica dentro de casa ele precisa ter um abrigo, pode ser uma casinha de plástico ou madeira. É interessante colocar um cobertor lá dentro quando a temperatura cair muito.

Gatos: Os gatos também sentem frio nessa época, pode ser difícil colocar uma roupa nos gatos então, os donos podem investir nas caminhas com cobertores.

Além dos cuidados citados acima, a vacinação também é uma importante ferramenta no combate a essas doenças durante o inverno. A Merial disponibiliza em seu portfólio as vacinas:

Pneumodog® - Indicada para a prevenção dos cães contra a gripe canina.

Feline 4 - Indicada para a proteção dos felinos contras as doenças respiratórias.

Recombitek - Vacinas da linha são indicadas para a proteção dos cães contra as principais doenças infecciosas, incluindo a Cinomose.

"A vacinação é a melhor forma de prevenção contra doenças. Consulte frequentemente o médico veterinário e mantenha vacinação do seu pet sempre em dia", finaliza Jaime Dias.

Para saber mais sobre como proteger seu cão / gato de doenças: www.vacinassalvamvidas.com.br.

Sobre a Merial

A Merial é uma empresa líder mundial, voltada à inovação em saúde animal, que fornece uma extensa gama de produtos para prevenção de doenças e cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais. A Merial conta com três principais áreas de negócios: animais de estimação, animais de produção e saúde pública veterinária. As soluções da empresa atuam sobre mais de 200 doenças que acometem uma grande variedade de espécies animais. A Merial emprega 6.900 pessoas e opera em mais de 150 países em todo o mundo, com vendas superiores a € 2,5 bilhões, em 2015. A Merial é uma empresa Sanofi.


Facebook

Twitter